O Fabrico “Três Irmãos” produz 11 sabores de Licor e só funciona no período junino, entre os meses de março e junho.
O Fabrico “Três Irmãos” localizado no povoado de Vila de Belém, no município de Cachoeira, é também um dos pesquisados pela Fundação Hansen Bahia (FHB) para a Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira através de parceria com o IPAC – órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio de MROSC celebrado com Termo de Fomento – 002/2022. Todos os Fabricos de Licor reconhecidos pela Prefeitura Municipal de Cachoeira como Patrimônio do Sabor Municipal estão sendo objeto desta pesquisa.
Josélia Santana, que hoje está à frente do fabrico, conta que a produção começou em 2016. “Meu pai e mais dois tios se juntaram para produzir o Licor – um sabia fazer e o outro tinha condições de investir, então tudo deu certo. Começamos em casa, lembro que o rótulo era feito na impressora de casa. Hoje, mantemos a produção toda artesanal, mas o rótulo é produzido em gráfica”, completou.
Cinco pessoas trabalham ao lado de Josélia, incluindo o marido. “O Fabrico produz 11 sabores de Licor e só funciona no período junino, entre os meses de março e junho. Conseguimos produzir de 15 a 17 mil litros da bebida”, finalizou.
17 de junho de 2022
Leave a Reply