Fabrico Maravilhas do Quilombo produz sabores diferenciados de Licor utilizando as frutas da própria localidade.
O Fabrico Maravilhas do Quilombo localizado no povoado Quilombola Tabuleiro da Vitória, a cerca de 20 km do Centro Histórico de Cachoeira (BA), produz sabores diferenciados de Licor utilizando as frutas da própria localidade.
“O nosso carro chefe de vendas é o Licor Maravilhas do Quilombo, uma mistura do limão rosa – comprado aqui mesmo no povoado, cravo, canela e mel. Temos também o de Aipim com leite condensado e o de Capim Santo que é chamado de Erva Santa do Quilombo, e quem toma fica abençoado”, contou a responsável pelo Fabrico.
O Licor produzido por “Maria de Totó” juntamente com mais 6 mulheres, possui selo da Agricultura Familiar do Governo do Estado da Bahia.
“Há mais de 30 anos tomei um curso sobre como fazer Licor e trouxe essa experiência para o povoado, já que as famílias faziam no quintal da casa sem nenhum tipo de orientação. Em 2013, a Associação de Mulheres do Quilombo do Tabuleiro da Vitória foi criada com o intuito de buscar os direitos do Quilombo junto às autoridades. Hoje, o Fabrico funciona na cozinha da Associação e é uma fonte de renda para essas famílias. Acredito que transformar o Licor em Patrimônio Imaterial é preservar a história da cultura ancestral do saber fazer Licor” completou “Maria de Totó”.
O Fabrico Maravilhas do Quilombo é um dos pesquisados pela Fundação Hansen Bahia (FHB) para a Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira através de parceria com o IPAC, órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-Ba), por meio de MROSC celebrado com Termo de Fomento – 002/2022. Todos os Fabricos de Licor reconhecidos pela Prefeitura Municipal de Cachoeira como Patrimônio do Sabor Municipal são objeto desta pesquisa.
10 de junho de 2022
Leave a Reply