O Fabrico do Tio Jura é um dos pesquisados pela Fundação Hansen Bahia (FHB)
Em nenhum outro lugar do mundo se faz um Licor igual ao de Cachoeira! O teor alcoólico da bebida varia de 15 a 24% do volume. Além de frutas, também pode receber ingredientes como flores, sementes, ervas ou cascas de árvores. Também tem sido comum encontrar licores que levam leite condensado na composição.
No Fabrico do Licor Tio Jura esse ingrediente é encontrado no sabor Gengibre com Limão, apelidado de “leitinho” pelos moradores e visitantes devido a sua cremosidade.
Cerca de 4.000 (quatro mil) litros de Licor são produzidos no Fabrico para esse período do São João. O de Jenipapo do “Tio Jura”, como é conhecido Juarez Almeida, foi o ganhador do melhor Licor na categoria de sabor tradicional do primeiro Festival de Licor de Cachoeira, realizado no ano de 2019.
Tio Jura começou a fazer o Licor há cerca de 30 anos, para beber com os amigos, e assim tomou gosto pela coisa. Nos primeiros anos, o processo era feito em máquina de moer carne, depois passou a utilizar a prensa na extração da polpa da fruta que é produzida no quintal da própria casa, com a ajuda de dois netos e mais dois colaboradores. A esposa Miriam Castro, que é compositora e compôs uma música para o Licor, e a filha, ajudam na divulgação e no marketing do produto.
O Fabrico do Tio Jura é um dos pesquisados pela Fundação Hansen Bahia (FHB) para a Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira através de parceria com o IPAC, por meio de MROSC celebrado com Termo de Fomento – 002/2022. Todos os Fabricos de Licor reconhecidos pela Prefeitura Municipal de Cachoeira como Patrimônio do Sabor Municipal serão objeto desta pesquisa.
31 de maio de 2022
Leave a Reply