O “Licor da Chácara” foi a primeira fábrica de Cachoeira a ser registrada no Ministério da Agricultura
Localizado no povoado de Alecrim, a 5 km de Cachoeira, o famoso Licor da Chácara tem como responsável Tarcisio Dayube, que trabalha ao lado da sogra, Ione Mendes, e de mais 25 colaboradores.
“Aprendi a fazer Licor com minha avó Lígia há cerca de 35 anos e comecei a comercializar há 12. Tudo começou quando fui ajudar um amigo a arrumar um emprego e decidi começar a produzir a bebida. Antes utilizávamos o algodão para decantar o Licor; começamos em uma pequena garagem com liquidificador caseiro que queimava toda hora. Hoje temos uma mega estrutura com muitos maquinários, a exemplo do processador de frutas, caldeiras a lenha, trocador de calor para pasteurização das frutas e do leite, tudo moderno, mas mantendo as características artesanais”, enfatizou.
O “Licor da Chácara” foi a primeira fábrica de Cachoeira a ser registrada no Ministério da Agricultura. São comercializados 22 sabores e mais de 500 mil litros da bebida por ano.
“O Licor Maracuva – a mistura do Maracujá com Uva – foi o grande vencedor do Festival do Licor realizado em Cachoeira no ano de 2019 e a receita é nossa! O segredo do sucesso de um bom Licor é a seleção das frutas e utilizamos a aguardente de origem agrícola, da cana de açúcar. Acredito que o registro do Licor como Patrimônio Imaterial irá ajudar aos fabricos conseguirem comprar insumos com preços mais justos”, completou.
Para evitar desempregar os pais de família que trabalham na fábrica fora do período junino, Tarcisio iniciou uma produção de sucos também com frutas selecionadas para serem comercializados nos outros meses do ano.
O Fabrico Licor da Chácara é um dos pesquisados pela Fundação Hansen Bahia (FHB) para a Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira através de parceria com o IPAC, órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), por meio de MROSC celebrado com Termo de Fomento – 002/2022. Todos os Fabricos de Licor reconhecidos pela Prefeitura Municipal de Cachoeira como *Patrimônio do Sabor Municipal* são objeto desta pesquisa.
15 de junho de 2022
Leave a Reply