Licor Cachoeira Colonial produz entre 10 e 15 mil litros de Licor por ano, e no período junino é necessário intensificar a produção
Fabricar Licor também é uma tradição na família de Moisés Pinheiro, que produz o famoso Licor Cachoeira Colonial. Ele faz parte da segunda geração da família a vender a bebida. Tudo começou há 07 (sete) anos, na cozinha da casa do empresário que herdou as receitas antigas de dois tios que já fabricavam licor há mais de duas décadas e decidiram manter o negócio, incrementando os sabores. São produzidos entre 10 e 15 mil litros de Licor por ano, e neste período junino é necessário intensificar a produção.
“Vendemos 23 sabores de licor e a produção da bebida é feita com a ajuda de 04 colaboradores, dois cunhados, dois sobrinhos, além da minha esposa. Utilizamos de maquinário uma despolpadeira de frutas, além de um liquidificador industrial. Eu acredito que o nosso diferencial é a seleção das melhores frutas, o tempo correto de maturação, e um toque especial que fica guardado dentro de uma caixinha de música, este segredo a gente não revela para ninguém”, destacou.
Moisés Pinheiro enfatizou ainda que o Fabrico Licor Cachoeira Colonial não utiliza conservantes químicos e nenhum tipo de essência. “Temos conhecimento de que nosso Licor já chegou em outros países a exemplo da Holanda, Itália, Portugal e recentemente na Colômbia”.
Para o coordenador do Projeto de Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira, Professor Paulo Gabriel Nacif, degustar Licor não é apenas tomar uma bebida, mas sim refinar uma experiência. “Degustar o Licor é uma imersão cultural, imagine a quantidade de histórias que tem numa garrafa desta bebida, os saberes acumulados e que vem passando de geração para geração e cada um com sua particularidade. Valorizar o licor é valorizar a cultura do nosso território”, concluiu.
01 de junho de 2022
Leave a Reply