O Fabrico Licor de Nilson, localizado no Povoado de Terra Vermelha, zona rural de Cachoeira, produz há cerca de 9 anos a bebida de forma tradicional no quintal de casa. “No início utilizávamos uma prensa de madeira emprestada da casa de farinha e começamos com os sabores Jenipapo e Tamarindo. Hoje já são 22 sabores e trabalhamos com a prensa inox. Adquirimos também um liquidificador industrial que ajuda na produção”, relatou Sr. Nilson, como é conhecido Nivaldo de Jesus, administrador do Fabrico que conta com a colaboração da esposa e dos filhos.
“Comecei vendendo “bombinha” nas festas – cachaça misturada com a polpa da fruta e açúcar, depois resolvi produzir e comercializar o Licor. O segredo é manter mais o sabor da fruta do que do álcool e do açúcar”, completou.
O Fabrico Licor de Nilson é um dos pesquisados pela Fundação Hansen Bahia (FHB) para a Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira através de parceria com o IPAC – órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio de MROSC celebrado com Termo de Fomento – 002/2022. Todos os Fabricos de Licor reconhecidos pela Prefeitura Municipal de Cachoeira como Patrimônio do Sabor Municipal estão sendo objeto desta pesquisa.
.
19 de junho de 2022
Leave a Reply