Com objetivo de incentivar a divulgação de autores independentes baianos, a 10ª Edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) lança a Casa Luiz Gama de Autores Baianos. O projeto, com curadoria do poeta e cronista Jorge Baptista Carrano, conta com feira de livros, sarau, conversas temáticas e exposições.
O evento vai acontecer todos os dias da Flica na Praça da Aclamação (Casa da Câmara de Vereadores e Cadeia) e vai contar de forma fixa com 15 mesas de exposição para cada autor e palco praticável circular para apresentações de poesia das 8h às 17h.
Todos os dias do evento quem estiver visitando Cachoeira para a Flica vai encontrar na Casa Luiz Gama de Autores Baianos o Sarau da Casa, das 17h às 18h, com coletivos de poesia convidados e sorteio de livros. Além disso, durante a tarde também ocorrerão rodas de conversas temáticas sobre as demandas do escritor e a produção independente.
Os temas das rodas de conversas temáticas são: A importância do autor independente para o mercado editorial, negócio ou investimento? Entre livros e lâminas artesanais da literatura independente na Bahia; As literaturas: Preta, Originária, da Mulher, LGBTQIA + e suas demandas no mercado editorial; Roteirista, cronista, contista, romancista, biógrafo e poeta que autor quer ser?.
Já das 19h às 20h vai ocorrer a MANIFESTARTE, com apresentações de artes nas escadarias da Câmara dos Vereadores. No terceiro dia da Flica a Casa Luiz Gama de Autores Baianos vai contar com uma conversa sobre ‘Noite de Contos com Tia Nalva e Carol do Côco’, com apresentação da escritora cachoeirana Tia Nalva e da instrumentista Carol do Côco.
Já no quarto dia os visitantes podem acompanhar um show com os compositores moradores de Cachoeira Rhô Heitz e Fábio Haendel. Por último, no quinto dia da Festa Literária vai ocorrer uma Batalha de Rap envolvendo artistas da cena Hip Hop do Recôncavo Baiano, com coordenação de DJ Branco.
Para o curador do espaço, Jorge Baptista Carrano, a Casa Luiz Gama de Autores Baianos representa um avanço para a Flica, pois fortalece que autores independentes conquistem mais lugares e possam ser mais reconhecidos.
Sobre a Flica
Com primeira edição em 2011, há 10 anos a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) se estabelece como um dos principais encontros literários do Brasil, tornando-se um local de reunião de multidões criativas de todas as origens. A festa nasceu e se afirmou no Recôncavo da Bahia, no município de Cachoeira, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil e pano de fundo para escritores como Gregório de Matos, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado. A Flica é uma realização da Fundação Hansen Bahia em parceria com a empresa CALI com o patrocínio da via Bahiagás, Estado da Bahia e a LDM enquanto livraria oficial.
Link da casa luiz gama, conversas e palco musical
https://docs.google.com/spreadsheets/d/18vP55Pgnbm_8U-dTJVpQmf924iWNLn6XFw7hP_M5364/edit
Leave a Reply