O “Fabrico Delicioso Licor Caseiro da Rosa” produz hoje mais de 30 sabores e 30 (trinta) mil litros por ano
O “Fabrico Delicioso Licor Caseiro da Rosa” é um dos pesquisados pela Fundação Hansen Bahia (FHB) para a Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira através de parceria com o IPAC, por meio de MROSC celebrado com Termo de Fomento – 002/2022. Todos os Fabricos de Licor reconhecidos pela Prefeitura Municipal de Cachoeira como Patrimônio do Sabor Municipal estão sendo objeto desta pesquisa.
O Fabrico produz hoje mais de 30 sabores e 30 (trinta) mil litros por ano. Tudo começou há 22 anos, quando Dona Rosa resolveu abrir o próprio negócio depois de trabalhar com Roque Pinto, o Fabrico mais tradicional de Cachoeira, por cerca de sete anos.
“No início da produção tudo era feito no braço, utilizávamos até garrafa para poder tirar a polpa de algumas frutas, mas hoje já trabalhamos com algumas máquinas como um liquidificador industrial, uma prensa e a despolpadeira, que separa o caroço da polpa, facilitando todo o trabalho”, enfatizou.
“Fui eu quem inventou o famoso Licor Rabo de Foguete que é feito com canela, tamarindo e um outro ingrediente que prefiro não revelar, pois é o segredo do sucesso dessa incrível mistura de sabores. O nome foi inspirado na música que leva o mesmo nome e que é de autoria do cantor Bezerra da Silva”, complementou Dona Rosa.
As visitas foram acompanhadas pelo Coordenador do Projeto Paulo Gabriel e o Antropólogo Luydy Fernandes, além de toda a equipe de produção.
02 de junho de 2022
Leave a Reply