Colóquio Flica 2023

Home / Colóquio Flica 2023

Quem falou é que é pra tirar as crianças da sala? Só se for para trazer para a festa dos livros! 🥳📚

Nossa curadoria para a Fliquinha em 2023 é potente, viu? 🤎🥰

📃 Duca, como é mais conhecida, Clara Amorim, é licenciada em história com especializações em Diversidade e Direitos Humanos e Relações Etnico-raciais.

Anota aí na agenda, vai. De 26 a 29 de outubro tem festa da literatura para a família inteira, seja ela do jeitinho que for! 😌

Publicado em 30 de agosto de 2023

#Fliquinha #Flica #Flica2023 #HansenBahia #CALI #Acelen #GovernodaBahia #PelaCultura #PelaLiteratura #Formaçãodeleitores #Literatura #Leiaparaumacriança

Quem curtiu a Geração Flica em 2022 sabe que não dá para perder essa programação em 2023, né? 😌 Dessa vez, viemos com todo o carinho apresentar nossa curadoria de peso para a programação que é sucesso nas novas gerações. ❤️✊🏾 📃 Jocivaldo dos Anjos é doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB), pesquisando Educação Escolar Quilombola; Mestre em Governo Estado e Sociedade (FLACSO), tendo pesquisado Políticas para a Juventude Rural no Estado da Bahia; Especialista em Gestão de Políticas Públicas; Ouvidor da Secretaria Estadual da Educação da Bahia. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Desigualdades e Juventude, Ruralidades e Ação Educativa – JURUS; Conselheiro Estadual de Educação – CEE, compondo a Câmara de Educação Básica e a Comissão de Jovens e Adultos. Tá ansioso(a) pela programação? Então não deixa a gente de lado, não! Já já a gente solta mais spoilers… 👀 Publicado em 29 de agosto de 2023 #Flica2023 #Flica #Cachoeira #Bahia #GovernodaBahia #CALI #Acelen #HansenBahia #Afestavaicomeçar #Literatura #FormaçãodeLeitores #GeraçãoFlica #Cultura #PelaCultura

Bommm diaaa cheio de alegria, sabe por quê??? Estão chegando os dias e horários do evento literário mais querido e esperado do Norte/Nordeste: A Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA!!! Desde que surgiu a ideia de um Brasil independente, o seu povo buscou encontrar maneiras de mostrar o que imaginava para um Brasil diferente, longe do domínio dos colonizadores. Nessa busca por liberdade foram inspiradas inúmeras formas de expressões artísticas relacionadas a identidade brasileira. A FLICA te convida a ouvir, reverberar e enaltecer essas histórias. Vem com a gente?! 💚💚💚💚 Publicado em 25 de agosto de 2023 #flica #cali #hansenbahia #cachoeira #sãofélix #reconcavo #bahia #brasil #independencia #acelen #fpc #sec #secult #governodabahia

Vida longa ao Colóquio FLICA!!! O Colóquio FLICA, depois de deixar sua “marca” no coração dos munícipes de Cachoeira, São Francisco do Conde e Madre de Deus, esteve nesta sexta-feira, 28, em Candeias com uma programação recheada de muita cultura, literatura e emoções. O evento, que aconteceu na Biblioteca Pública Professora Dalila Baptista, superou, mais uma vez, as expectativas e com uma plateia formada por escritores, artistas, autoridades, estudantes e entusiastas da Cultura e da Leitura, abordou o tema “Produção Cultural e Áudio Visual na Bahia” com a presença dos cineastas Reifra Pimenta, Marvin Pereira e mediação de Matheus Araújo. A parte cultural ficou por conta dos cantores Dindo, Crislane Leal, Sérgio Pita e Lu Santana; além da apresentação de grupos locais de samba e capoeira. Os convidados ainda puderam conferir as exposições de artesanato local (Nice Bonecas Africanas); dos 80 anos da Indústria do Petróleo no Brasil e das telas do Pintor Candeense Nadinho (in memorian), a poesia de Mara Santos, Rosana Reis e Alisson Moreira e a fala do Professor e Historiador Jair Cardoso. Prestigiaram o evento, os secretários municipais Eriton Ramos e Cássio Vinicius, além da vice-prefeita de Candeias Marivalda Silva que expressaram a importância, alegria e honra de receber um evento desse porte em Candeias, um município considerado um celeiro cultural e com um grande potencial literário. Durante os 07 dias do Colóquio FLICA, 30 mestres, doutores, cineastas, religiosos, pensadores, professores e entusiastas promoveram reflexões sobre religião, cultura, arte, educação, literatura com abordagens sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano. Cerca de 1.400 estudantes, educadores, convidados e autoridades (presencial e virtual) participaram de toda a atividade. O sucesso só foi possível graças a sintonia da curadoria coletiva formada por Dyane Brito, Dinalva Melo e Paulo Gabriel Nacif; da Equipe Executiva composta pela Diretora da Fundação Hansen Bahia (FHB) Vanessa Dantas e o Diretor Geral da FLICA Jomar Lima, além da confiança dos patrocinadores ACELEN e FAZCULTURA – Governo do Estado da Bahia, dos apoiadores: UFRB, UNILAB, LDM Livraria, Prefeitura de Madre de Deus e de Candeias e de toda uma equipe técnica formada por produtores e comunicadores. O Colóquio FLICA mostrou que veio para ficar!! Nossa gratidão e até a FLICA, com fé em Deus!!!! Publicado em 28 de julho de 2023

FLICA, maior evento literário do Norte/Nordeste, terá atividades de extensão no mês de julho

A Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA chega a sua 11 edição em 2023 e será lançada oficialmente no próximo dia 25 de junho, em Cachoeira, data celebrativa em que o município torna-se a capital da Bahia e haverá celebrações especiais em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.

O Colóquio FLICA – Atividade de Extensão da FLICA – acontecerá de 06 a 09 de julho de 2023, no município de Cachoeira. Será seguido por Seminários, ainda no mês julho, nas cidades de São Francisco do Conde (14.07), Madre de Deus (21.07) e Candeias (28.07).

O evento irá promover diálogos acerca da Literatura Brasileira e Internacional, especialmente com abordagens sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano, proporcionando um debate intelectual sobre esse Brasil diverso, trazendo reflexões sobre cultura, arte, educação, turismo, literatura, sustentabilidade, economia criativa/solidária, entre outras abordagens. Por serem Atividades de Extensão o tema é “Liberdade e Literatura Brasis”, mesmo da 10 edição da Flica, realizada em 2022.

O Colóquio e os Seminários Flica estão sendo realizados pela CALI – Cachoeira Literária e Fundação Hansen Bahia (FHB), contam com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB – CAHL), apoio institucional da LDM Livraria e patrocínio da Empresa ACELEN e FAZCULTURA – Governo do Estado da Bahia.

Publicado em 06 de junho de 2023

Prepare-se para um evento Acadêmico-Literário inesquecível!

O Colóquio FLICA está chegando para celebrarmos os trabalhos que brilharam durante a FLICA 2022, assim como propor diálogos e reflexões que possam gerar novos desdobramentos.

Conheçam o nosso time de Curadores! Foram eles que selecionaram com cuidado e carinho os palestrantes e mediadores que irão abrilhantar o Colóquio:

Paulo Gabriel Soledade Nacif – Professor e Pesquisador Especialista em Inclusão, Diversidade e Meio Ambiente na Educação;

Dinalva Melo do Nascimento – Professora e Educadora renomada com mais de 50 anos de experiência dedicados à Educação e à Cultura;

Dyane Brito Reis – Renomada Socióloga e Doutora em Educação. Seus livros e artigos abordam temas como Relações Raciais e Políticas Afirmativas.

Fiquem atentos à programação e junte-se a nós de 06 a 28 de julho, neste encontro Acadêmico-Literário!

Publicado em 12 de junho de 2023

#fundacaohansenbahia #colóquio #flica #cachoeira #saofranciscodoconde #candeias #acelen #governodoestado

O trabalho da Equipe Executiva e Técnica do Colóquio e Seminários Flica – está a todo vapor!

As visitas técnicas aos municípios aonde serão realizados os debates e seminários já foram feitas, sendo eles Cachoeira, São Francisco do Conde, Madre de Deus e Candeias. Os espaços foram escolhidos com muito cuidado e carinho para melhor receber o público.

Os Seminários irão contar com a apresentação de grupos culturais locais. Para Cachoeira, onde serão realizados os quatro dias do Colóquio (06 a 09 de julho), haverá na programação do dia 09, durante o evento de Culminância, que acontecerá no auditório da UFRB, o lançamento da série de documentários “Personagens da Bahia”, pela TVALBA, com ênfase no documentário do artista Hansen Bahia.

Por onde o Colóquio e Seminários vão passar:

06, 07, 08 de julho – Cachoeira/BA – Fundação Hansen Bahia;

09 de julho – Cachoeira/BA – Culminância – UFRB;

14 de julho – São Francisco do Conde/BA – Campus do Malês – Unilab;

21 de julho – Madre de Deus/BA – Complexo Escolar Municipal Professor Magalhães Netto;

28 de julho – Candeias/BA – Biblioteca Pública Professora Dalila Baptista.

Você não pode perder!

Publicado em 13 de junho de 2023

#flica #hansen #cali #acelen #fazcultura #cachoeira #sãofranciscodoconde #madredeDeus #candeias #governodoestadodabahia

Já está se preparando para o Colóquio e Seminários Flica?! Confira o recadinho do nosso time de Curadores! Lembre-se que foram eles que prepararam esse grande evento Acadêmico-Literário que será inesquecível! Fiquem atentos à programação e junte-se a nós de 06 a 28 de julho!

Publicado em 14 de junho de 2023

Público marca presença e participa ativamente do Colóquio FLICA em São Francisco do Conde

O Colóquio FLICA está dando continuidade às suas atividades, saindo de Cachoeira e dialogando com outros municípios.

Nesta sexta-feira, 14, a Atividade de Extensão aconteceu no Campus dos Malês – UNILAB, em São Francisco do Conde, e reuniu mestres, doutores, pensadores, além de entusiastas da Cultura, da Educação e da Literatura para dialogar sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano.

O Grupo Cultural Cabaz Garandi (UNILAB-MALÊS) abriu o quinto dia de atividades dando as boas-vindas aos convidados.

O tema “Entre a Letra e a Lei: Literatura Afro-brasileira e Africana e os desafios de 20 anos da Lei 10.639/03” foi abordado pelas professoras Carla Verônica e Rutte Cardoso com a mediação de Mirian Reis Sumica – atual diretora da UNILAB; e colaboração de Dyane Brito, uma das curadoras do Colóquio e Clara Amorim (Duca), curadora da Fliquinha desde 2022.

Carla Verônica, que é Doutora em Educação, Mestre em Família na Sociedade Contemporânea, Licenciada em Pedagogia e Especialista em Metodologia destacou a importância do currículo presente nas escolas dialogar com a atual realidade.

Rutte Cardoso, que é Docente da UNILAB; Mestre pela Universidade de Santiago Cabo Verde e Coordenadora Geral Interina do Centro de Estudos Africanos da UNILAB enfatizou os 20 anos da Lei 10.639/03 que é considerada um marco na educação brasileira, pois ela tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Também foi destaque na “mesa” os 10 anos da Lei de Cotas (12.711/12) que prevê a reserva de 50% das vagas de universidades e institutos federais de ensino superior a estudantes de escolas públicas.

Um dos momentos que mais chamou a atenção de todos foi o poema “Conto de Fatos” recitado e de autoria da estudante Brenda Lima, ganhador do Festival Anual da Canção Estudantil – FACE.

O encerramento ficou por conta do “Samba Filhos de São Francisco”.

Estiveram presentes prestigiando a atividade, os vereadores franciscanos Rosângela Valentim, Marivaldo do Amaral e Luiz de Campinas; o Diretor do Colégio Estadual Martinho Salles Brasil Professor José Raimundo juntamente com os estudantes; Amando Lima e Gustavo Porto – representantes da ACELEN – Empresa patrocinadora do evento, além de estudantes da universidade, convidados e a comunidade em geral.

#coloquioflica #flica  #fhb #hansen  #cali  #acelen 

#fazcultura #ldm  #unilab  #ufrb  #cachoeira 

#saofranciscodoconde #madrededeus #candeias 

#governodabahia

Publicado em 14 de junho de 2023

Com presença do governador Jerônimo Rodrigues, Flica 2023 será lançada no 25 de junho As celebrações pelos 200 anos da Independência do Brasil estão em pleno vapor na Bahia. Seguindo essa tônica, Cachoeira deve se tornar o cenário principal dessas comemorações no próximo dia 25 de junho, data em que o município torna-se a capital do Estado. Um dos principais eventos deste 25 de junho será o lançamento oficial da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA, com presença do governador Jerônimo Rodrigues e sua comitiva. O evento acontecerá a partir das 11 horas, com receptivo à imprensa, na Fundação Hansen Bahia (Museu/Galeria), Rua 13 de Maio, 13, Centro. Na ocasião, haverá explanações acerca do tema “Poéticas Afro-indígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia” feitas pela curadoria composta por Mirian Sumica; Luciana Brito e Jocivaldo dos Anjos. Os coordenadores Jomar Lima (Geral) e Vanessa Dantas (Executiva) destacam que todo Território FLICA, bem como suas mesas, palestrantes e convidados para a edição de 2023 estão sendo preparados com todo carinho e cuidado que o evento e seu público merecem. A 11ª edição da FLICA será de 26 a 29 de outubro de 2023, no entanto, próximo mês de julho acontecerão o Colóquio e Seminários, atividades de extensão da Festa Literária que também resultarão em produtos a serem apresentados. Contatos para Logística e Receptivo à Imprensa: Liz Azevedo Senna Cel: (71) 99106-6487 E-mail: lizsenna.hansenbahia@gmail.com Esperamos vocês! ☺️☺️☺️📚📚📚📚📚 Publicado em 19 de junho de 2023

Sextou no Colóquio FLICA em Madre de Deus!

Com o auditório do Complexo Escolar Municipal Professor Magalhães Netto – CEMPMN lotado de convidados, autoridades e estudantes, a Atividade de Extensão da FLICA superou todas as expectativas no município de Madre de Deus. Após as saudações da Diretora da Fundação Hansen Bahia (FHB) Vanessa Dantas, do Diretor da FLICA Jomar Lima, da Secretária de Educação Rita Matos e do prefeito Dailton Filho, o Coral Estudantil Kids encantou a todos com o hino do município, seguido pelo Projeto Flautear, formado por estudantes da própria instituição e o poema recitado pela Professora Aridan Grave.

O Seminário, que abordou a temática “Juventude, Raça e Comunicação no Cenário Baiano” teve a participação de Vânia Dias (Bem Bahia – TVE), Lucas Almeida (Mosaico – TV Bahia) e mediação de Daniela Matos. Durante o bate-papo foi discutida a presença do negro na mídia, a luta contra o racismo, contra o sexismo, e os apresentadores falaram um pouco sobre suas experiências no campo da comunicação, bem como seus exemplos de histórias de vida e trajetórias. A plateia participou ativamente.

O Prefeito do município Dailton Filho destacou a importância de um evento desse tipo para valorizar a Cultura, Educação e a Litetatura e enfatizou que Madre de Deus é um berço cultural. Prestigiaram também da atividade quase todos os secretários municipais, além de vereadores, autoridades diversas, representantes da ACELEN – empresa patricinadora do evento, o diretor do CEMPMN Mário Angelo Matos, o Gestor Patromonial Fábio Ramos, professores e a comunidade em geral.

O encerramento ficou por conta de Lu Santana.

O Colóquio FLICA tem a curadoria coletiva formada por Dyane Brito, Dinalva Melo e Paulo Gabriel Nacif.

#coloquioflica #flica  #fhb #hansen  #cali  #acelen 

#fazcultura #ldm  #unilab  #ufrb  #cachoeira 

#saofranciscodoconde #madrededeus #candeias 

#governodabahia

Publicado em 21 de julho de 2023

Já com gostinho de saudade, o Colóquio FLICA, depois de passar pelos municípios de Cachoeira, São Francisco do Conde, Madre de Deus, chega nesta sexta-feira, 28, em Candeias com uma programação toda especial.

A partir das 14 horas, na Biblioteca Pública Professora Dalila Baptista, os convidados serão recepcionados pelos cantores Crislane Leal e Sérgio Pita, além da poesia de Rosana Reis Rios e o Coral Infanto Juvenil “Asa” da Escola Adriano Gordilho. No Circuito das Artes, os presentes terão a oportunidade de visitar as exposições de artesanato local (Nice Bonecas Africanas); dos 80 anos da Indústria do Petróleo no Brasil e das telas do Pintor Candeense Nadinho (in memorian).

O Professor e Historiador Jair Cardoso falará sobre “Os Heróis Anônimos das Guerras de Independência do Brasil na Bahia: Quem seriam eles”?

Em seguida, o bate papo literário abordará o tema “Produção Cultural e Áudio Visual na Bahia” com os cineastas Reifra Pimenta (Pimenta Rosa e Mungunzá Produções), Marvin Pereira (Marvin Criações Artísticas) e mediação de Matheus Araújo.

Para fechar com chave de ouro esse grande Evento Acadêmico Literário que, com certeza já está na lista dos inesquecíveis, o Colóquio FLICA terá a apresentação de Lu Santana, seguida pelo Samba do Quilombo de Passé e Capoeira Besouro Mangagá de Menino Jesus.

#coloquioflica #flica  #fhb #hansen  #cali  #acelen 

#fazcultura #ldm  #unilab  #ufrb  #cachoeira 

#saofranciscodoconde #madrededeus #candeias 

#governodabahia

Publicado em 28 de julho de 2023