Fundação Hansen Bahia

Home / Fundação Hansen Bahia

Hansen Bahia e Ilse, sua esposa, também artista, construíram em Cachoeira e São Félix um mundo particular para a sua fértil produção artística e relação com o mundo. Criaram a Fundação Hansen Bahia, como um tributo de amor às cidades geminadas e como um instrumento de preservação da sua obra. A criação da FHB se deu em 19 de abril de 1976 por iniciativa do próprio artista à época projetando a preservação de seu legado artístico e tornando-o base para a formação de novos talentos da xilogravura.

A iniciativa do artista teve de imediato como desdobramentos a criação do Museu-Escola no Município de Cachoeira – BA e a doação de todo o acervo de sua propriedade, além de todos os instrumentos e equipamentos do ateliê, constituindo assim o Patrimônio inicial da Fundação. Finalmente, o registro de Escritura Pública de Constituição da Fundação Hansen Bahia no Cartório do Primeiro Ofício da Comarca de Cachoeira do Estado da Bahia, em 21 de julho de 1976. Dois anos depois, em 1978, a abertura ao público do acervo da FHB. Após a morte de Hansen, em 1978, Ilse passou a assumir a tarefa de administrar a FHB e a buscar apoio à salvaguarda da instituição. Cinco anos depois, com a morte de Ilse, o acervo ficou sob a guarda dos governos e comunidades locais.

Focada numa concepção de gestão cultural ancorada na sustentabilidade, que procura encarar instituições culturais e museológicas como unidades economicamente produtivas e norteada pelas dimensões do conhecer, do ver, do visitar e do pensar, a Fundação Hansen Bahia (FHB) encontra-se num momento promissor de sua história, passando por uma reestruturação administrativa, contando com Conselho Curador recém empossado, apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a parceria técnico-conceitual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia — UFRB. Atualmente, a Fundação está instalada em Cachoeira no pavimento térreo do prédio da rua 13 de Maio, onde dispõe de galeria e sala multiuso. Além disso, a Fundação possui prédio próprio situado na Rua Manoel Vitorino / Cachoeira que abriga diversas atividades de cunho sócio-cultural e educativa. Em São Félix, na Fazenda Santa Bárbara, última residência do artista, funcionam o museu-casa e o memorial póstumo.

Membros do Conselho da Fundação Hansen Bahia

Dinalva Melo do Nascimento

Presidente

Conselheiros

Antônio Moraes Ribeiro

Ayrson Heraclito N. Ferreira

Beatriz da Conceição

Camila Fernanda Guimarães Santiago

Carlos Costa

Francisco Assis Salgado de Santana

Marivaldo Cruz do Amaral

Emiliano José da Silva Filho

Jorge Luiz Ramos

Marcelo Rezende

Mateus Aleluia

Marcus Ferreira

Nara Luiza Moreira Pino

Messias Guimarães Bandeira

Paulo Gabriel Soledade Nacif

Simone Trindade Vicente

Valdiria Oliveira Rocha

Pedro Poggio – Família Costa Pinto

Dyane Brito Reis – Universidade Federal do Recôncavo (UFRB)

Evaldo da Silva Batista – Prefeitura de São Félix

Eliana Gonzaga de Jesus – Prefeitura de Cachoeira

Fábio Costa Pinto – Família Costa Pinto

Frederike Moschel – Instituto Goeth

Nanci Novaes – EBA/UFBA

 

Gestão Executiva:

Vanessa Vilas-Bôas Dantas

Diretora Executiva (CEO)

 Jomar Lima

Coordenador Executivo

Anderson Conceição Ferreira

Gerente Técnico

Paula Regina Andrade

Gerente Administrativo Financeiro

Sheyla Silva

Mediadora/Museóloga